O marketing digital para negócios B2E é fundamental para atrair novos negócios e ganhar escala nas vendas. Confira!
Será que clientes empresariais também usam a Internet para comprar? Será que estratégias de marketing digital fazem sentido para negócios Business-to-Business (B@B)? Para a especialista em marketing e tecnologia, Alessandra Lemos, que coordena os projetos da Ser Mídia Marketing e Estratégias Digitais, a resposta é sim. “Cada vez mais, empresas estão usando mecanismos de buscas, como o Google, para encontrar fornecedores. E para fechar a parceria ideal, realizam muitas pesquisas antes de finalizarem a compra. Em um cenário com tantos fornecedores, é importante encontrar formas de se destacar. Com as estratégias certas de marketing digital, é possível posicionar-se no topo dos resultados de pesquisa relacionados aos termos pesquisados”, orienta a consultora.
Para quem vende serviços, o marketing digital é primordial, de acordo com dados publicados pela Think with Google. A plataforma de análises da gigante de pesquisas revelou que 47% dos empresários destinaram mais de 20% dos investimentos mensais de seus negócios para a contratação de serviços terceirizados. Isso representa um aumento de 25% em relação ao ano anterior. Diante dessas informações e com a transformação digital em constante crescimento, é preciso implementar estratégias de marketing para se diferenciar da concorrência e destacar-se no mercado. Para ajudar, a Ser Mídia preparou este artigo com as estratégias de MKT para empresas B2B.
Como iniciar uma estratégia de marketing digital na minha empresa?
Segundo Alessandra Lemos, “uma presença digital de sucesso é mais do que apenas ter um site atrativo ou criar um perfil da empresa nas redes sociais. Envolve planejamento estratégico e a implementação de diversas táticas de marketing de performance para criar uma experiência online consistente, que engaje e converta visitantes em clientes PJ. Para empresas B2B, uma forte presença digital é essencial para construir relacionamentos de longo prazo com outras empresas, e o mais importante, gerar leads qualificados”. A seguir, apresentamos 3 estratégias de marketing digital para empresas B2B.
Tráfego Pago
Sabe quando você está visitando um site ou navegando nas redes sociais e aparece um anúncio? Essa publicidade é feita por meio do tráfego pago em plataformas como Google Ads e Facebook Ads. Essa é uma forma de direcionar tráfego qualificado para o site da sua empresa. Portanto, para empresas B2B, investir em anúncios pagos é uma oportunidade de aumentar a visibilidade e alcançar potenciais clientes PJ em diferentes estágios do funil de vendas. Outra vantagem, é que oferece resultados rápidos e mensuráveis. Isso permite que as empresas avaliem o desempenho de seus anúncios e façam os ajustes necessários para otimizar suas campanhas.
Quer saber mais sobre essa poderosa ferramenta? Confira este outro conteúdo publicado em nosso blog sobre o assunto: Por que investir em tráfego pago pode alavancar o crescimento da minha empresa?
Marketing de Conteúdo
Você já ouviu falar em criação de conteúdo original e de qualidade no ambiente digital? Essa prática faz parte do Marketing de Conteúdo e envolve criar materiais envolventes, informativos e atraentes para o público-alvo. Com esse método, as empresas B2B podem consolidar sua autoridade e se tornar referência em determinado assunto ou mercado. Isso significa que, ao fortalecer sua conexão e ter um bom relacionamento com outras empresas, consequentemente haverá o estímulo de novos negócios com sua marca.
Redes Sociais
No surgimento das redes sociais, elas eram vistas como espaços de socialização e entretenimento. Hoje, são canais que representam uma oportunidade de negócio, especialmente para empresas B2B. É possível utilizar essa ferramenta de marketing para criar um importante canal de comunicação entre a empresa e seus potenciais clientes empresariais. Também é possível promover produtos e serviços, entre outras ações. Vale destacar que, para que essa prática seja eficiente, é preciso combiná-la com outras estratégias, como a mencionada acima.
Conforme destacado no tópico anterior, as mídias sociais são poderosas ferramentas para a geração de leads adequados. E no segmento B2B, o LinkedIn se destaca como o melhor lugar para fazer negócios, como a própria plataforma se autodenomina, um canal para "fazer contato de forma inteligente para encontrar pessoas relevantes — em funções e setores relevantes, com o poder de decisão certo — e persuadi-las ao longo do tempo". Simplificando, é uma plataforma com diversos benefícios para criar relacionamento e passar credibilidade de determinado serviço/produto, fortalecendo sua marca.
Agora que você compreende a importância da presença digital para o sucesso do seu negócio e está familiarizado com as principais estratégias de marketing digital, será mais fácil implementá-las na sua empresa B2B. É importante lembrar que o MKT para negócios requer uma abordagem estratégica e integrada, combinando diversas ações para alcançar o sucesso. Para auxiliar nesse processo, conte com a experiência de especialistas no assunto. A Ser Mídia oferece consultoria completa para empresas que desejam potencializar seus negócios no ambiente digital.
Conheça a Ser Mídia
Há 20 anos, elevando o crescimento dos nossos clientes para um próximo nível, somos uma empresa de marketing estratégico digital, prestando consultoria completa de planejamento, desenvolvimento, criação e gerenciamento de sites, blogs, e-commerce, mídias sociais, com produção de conteúdos, artes e vídeos.
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