Entenda como funciona o posicionamento no Google e quais as principais estratégias que contribuem para melhorar seu ranqueamento na plataforma e impulsionar suas vendas.
Nos primórdios do Google, bastava ter apenas o seu negócio incluído na plataforma. Com a evolução das tecnologias, é preciso estar cada vez mais atento às mudanças que envolvem o universo digital. Principalmente atualizações quanto ao posicionamento no Google, que é considerado o principal mecanismo de busca do mundo. Isso porque a plataforma tem o poder de determinar os resultados da pesquisa relacionados ao que foi pesquisado. Ou seja, é ela quem determina a posição em que sua empresa aparece quando seu potencial cliente busca um serviço ou produto.
No Brasil, 45% dos consumidores pesquisam um produto ou empresa no Google antes de realizar uma compra. Esta pesquisa, realizada pela Opinion Box e Buscar ID, demonstra a importância de entender como funciona o posicionamento na plataforma. Outra informação que confirma isso é que 75% dos usuários que realizam buscas não vão além da primeira página de resultados do Google, segundo a própria empresa. Isso significa que se o seu site não estiver entre os primeiros resultados, dificilmente será acessado. Diante desses dados, fica claro como a posição no Google pode impactar as suas vendas.
Mas como funciona o rankeamento no Google?
Embora a empresa não divulgue oficialmente os critérios utilizados para o rankeamento, existem alguns indícios observados por especialistas em marketing. Esses fatores podem ser levados em consideração. O principal deles é o "algoritmo", um termo que você já deve ter visto antes, pois está presente em qualquer meio digital. Não seria diferente no Google, o algoritmo do buscador é responsável por determinar o posicionamento. Isto significa que a posição é o resultado de um conjunto de ações que incluem técnicas de Search Engine Optimization (SEO) – ou em português Otimização para Mecanismos de Busca.
O SEO é o que influencia diretamente os algoritmos dos mecanismos de pesquisa e coloca seu negócio à frente da concorrência. Portanto, é o que garante um bom posicionamento e influencia o tráfego do seu site. Vale destacar que o objetivo do Google é sempre melhorar a experiência do usuário. Com isso, é essencial seguir as diretrizes dadas pela própria plataforma para alavancar seus resultados. Há algumas ações que podem ser feitas para conseguir uma boa posição e é isso que abordaremos neste artigo. Abaixo estão algumas estratégias que você pode adotar para aumentar sua relevância e, consequentemente, aumentar suas chances de conversão e vendas. Confira!
3 estratégias para ter um bom posicionamento no Google
Site responsivo e rápido
O Google entende como pode ser chato para os usuários tentarem abrir uma página e ela demorar a carregar. Ou pior, é um site sem responsividade e com um layout que não se adapta harmoniosamente, independente do dispositivo utilizado. A prova disso é que a própria empresa afirma que a velocidade ideal de carregamento do site é de no máximo dois segundos. Além disso, eles também preferem aqueles que possuem um design responsivo tanto para dispositivos móveis quanto para a versão mobile. Esses fatores são tão importantes que os sites que não atendem a esses requisitos acabam sendo penalizados pelo gigante das buscas.
Na Ser Mídia, os clientes podem contar com o Search Pro+, sites de alto desempenho nos buscadores com velocidade até 8 vezes mais rápida que as páginas convencionais. Depois de ler este artigo, acesse este conteúdo adicional (clique aqui) para descobrir como o Search Pro+ é a escolha certa para quem busca prospectar clientes através de mecanismos de busca.
Conteúdo original e de qualidade
Criar conteúdo que atraia, eduque e envolva seu público-alvo é um fator que contribui para as classificações do Google. Isso significa que a criação de materiais originais e de qualidade é muito valorizada pela empresa, pois fortalecem sua autoridade em determinado assunto ou segmento. Uma das principais estratégias para colocar isso em prática é o "Marketing de Conteúdo". Este método envolve a produção e publicação de conteúdo em diversos formatos relevantes para os consumidores. Com isso, sua empresa se torna uma referência com uma conexão mais forte com seu público, além de estimular negócios com sua marca.
Presença digital sólida
Além de seguir as estratégias acima, é importante que sua empresa construa uma presença digital sólida. Isso é o que faz da sua marca uma referência que se conecta com o seu público-alvo. Afinal, é todo um conjunto de fatores aliados a uma estratégia de SEO bem definida que contribuem para o processo do seu bom posicionamento no Google. Por isso, invista nos canais de comunicação, em anúncios e outras ações de marketing que possam colaborar para alcançar bons resultados. Quanto mais completa e útil sua empresa parecer para o Google, maior será a probabilidade de ela ter uma boa classificação nos resultados das pesquisas.
Neste artigo, apresentamos a importância de entender o seu posicionamento no Google e como isso pode impactar suas vendas. Também listamos estratégias que podem ser adotadas para conquistar posições de destaque no maior mecanismo de busca do mundo. E se precisar de ajuda para colocar essas estratégias em prática, conte com a equipe de especialistas da Ser Mídia. Juntos podemos transformar a presença online da sua empresa e impulsionar o seu negócio!
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