top of page
  • sermidiacomunicacao

Glossário do Marketing Digital: tudo que um empresário de sucesso precisa saber para ter resultados

Conheça os principais termos utilizados no Marketing Digital para que você possa aproveitar o melhor da comunicação e publicidade online em seu negócio.


Se você é um empreendedor que busca expandir seus negócios no ambiente digital, provavelmente já se deparou com termos do universo da publicidade online como "tráfego pago", "lead", "social media", "persona", "marketing de conteúdo", entre muitos outros. Essas expressões ou palavras em inglês fazem parte do universo de Marketing Digital e representam/transmitem os conceitos utilizados nesse ramo de atividade.


Marketing Digital como o próprio nome sugere, é aquele que acontece no ambiente digital. É um conjunto de estratégias utilizadas por uma organização ou pessoa para promover seu produto ou marca que permite prospectar e atrair novos negócios e clientes, criar conexões e desenvolver uma identidade de marca. Através de vários canais na Internet, como sites, blogs, buscadores e redes sociais é possível atingir estes objetivos de forma eficaz. Desta forma, o Marketing Digital é uma ferramenta essencial para quem deseja impulsionar o seu negócio seja ele offline ou online.


Por isso, é de extrema importância conhecer e ter noções básicas sobre os principais termos utilizados na área e como são aplicados. Pensando nisso, a Ser Mídia preparou um glossário de Marketing Digital para ajudar você a aproveitar ao máximo a comunicação e publicidade online do seu negócio. Confira abaixo!


Glossário de Marketing Digital


ADS

Traduzido para o português, significa "anúncio" e é utilizado para promover/vender um produto e/ou serviço. Entre as plataformas mais conhecidas para a criação de anúncios estão o Google Ads e o Facebook Ads.


Alcance

Termo que representa uma métrica que mede o desempenho de um anúncio em mídia paga. Refere-se ao número de pessoas impactadas por determinada publicação ou campanha.


Autoridade de página (Page Authority ou PA)

Essa é outra métrica usada no marketing digital que representa o nível de valorização de uma página nos mecanismos de pesquisa em relação à concorrência. Isso ajuda a determinar o posicionamento nos resultados da pesquisa para uma determinada palavra-chave.


Avatar

Este termo é usado para definir o público-alvo. Isso significa que o avatar é a personificação do cliente ideal.


Benchmark

Técnica que consiste em analisar os concorrentes e comparar o desempenho de mercado para identificar o que a concorrência está fazendo para obter bons resultados, criando assim uma atuação mais estratégica.


Budget

Ferramenta empresarial que se refere ao orçamento e valores definidos pela empresa a serem investidos em campanhas e ações de marketing.


CAC (Custo de Aquisição de Cliente)

Refere-se a uma métrica de marketing e vendas que mostra quanto uma empresa precisa investir para conquistar novos clientes. Este indicador ajuda a medir a rentabilidade.


Copywriter

Profissional de redação que utiliza técnicas de copywriting para criar textos persuasivos que induzam o público a realizar ações planejadas pela empresa.


CPA (Cost per Action)

Traduzido do inglês: "Custo por Aquisição". Refere-se a uma métrica de cobrança de anúncios baseada em conversões feitas por meio de uma ação específica, como o número de vendas ou transações.


Engajamento

Trata-se de interações e envolvimento do usuário com as mídias sociais de uma marca. Algumas das métricas que contam o engajamento são comentários, curtidas, cliques em links e compartilhamentos.


Inbound Marketing

Um conjunto de estratégias de marketing que utilizam ferramentas digitais para captar leads, aumentar as vendas, atrair e converter clientes por meio de conteúdos relevantes, entre outras questões.


Lead

Refere-se a um usuário que manifestou interesse em sua empresa, produto ou serviço. Isso é feito por meio de algum tipo de ação (download de material gratuito oferecido pela sua marca, formulário de contato etc.). Ou seja, é um potencial cliente.


Marketing de Busca

Processo de Marketing Digital que se concentra em encontrar resultados espontâneos nos principais mecanismos de busca da web, como Google, Bing e Yahoo!.


Marketing de Conteúdo

Este termo refere-se a estratégias de longo prazo destinadas a engajar e construir um bom relacionamento com um público-alvo específico. Esse método envolve a produção e publicação de conteúdo em vários formatos relevantes aos consumidores.


Marketing de Geolocalização

Essa é outra estratégia utilizada no Marketing Digital, mas que utiliza a localização geográfica dos usuários para otimizar campanhas e enviar conteúdos mais relevantes e personalizados.


Métricas de marketing

São indicadores que ajudam a empresa a monitorar os resultados e o impacto das estratégias por meio de ações e campanhas realizadas nos canais de marketing.


Mídia espontânea ou orgânica

Termo que se refere à conquista de espaço na mídia de forma orgânica. Ou seja, é o aparecimento de conteúdos, menções, citações e informações nos meios de comunicação sem pagar por isso, acontece naturalmente.


Objetivo de campanha

Um ponto básico que é estabelecido durante o planejamento, no qual são definidos os objetivos que a marca deseja alcançar com uma determinada campanha de marketing. Isso facilita o direcionamento da criação, estratégias e ferramentas a serem utilizadas (Facebook Ads e Google Ads).


Persona

Termo utilizado para se referir a uma representação fictícia do cliente ideal da sua empresa. Esse perfil detalhado é criado com base em dados como comportamento, estilo de vida e outras características de clientes reais.


Posicionamento de marketing

É um conjunto de estratégias e ações adotadas por uma empresa e que tem como objetivo promover seus produtos e serviços levando em consideração o posicionamento/espaço que a marca deseja ocupar na mente dos consumidores.


ROI (Return on Investment)

Traduzido para o português, significa “Retorno sobre Investimento”. Como o nome já sugere, é uma métrica que permite saber exatamente o retorno sobre o investimento feito pelas empresas, principalmente na área de marketing.


Social Media

Profissional de marketing responsável por gerenciar e nutrir perfis empresas em mídias digitais. Cria estratégias e conteúdos que contribuem para a visibilidade e engajamento da marca no ambiente digital.


Tráfego Orgânico

Trata-se de um conjunto de visitas espontâneas ao site da empresa, landing page ou redes sociais. Um plano de marketing de sucesso investe em tráfego orgânico e tráfego pago, um complementando o outro.


Tráfego Pago

Estratégia de investir em anúncios na Internet para gerar cliques e direcionar visitantes segmentados para a plataforma (site, landing page, loja). Ou seja, é a audiência que vem de anúncios criados em mecanismos de busca e redes sociais.


Gostou do glossário que preparamos? Então aproveite para aprofundar seus conhecimentos e consultar para tirar todas as suas dúvidas sobre Marketing Digital. Além disso, é um excelente guia que vai te ajudar a preparar melhor suas próximas ações relacionadas à área.


Você também pode se interessar por este outro conteúdo publicado em nosso blog: 7 dicas para criar uma estratégia de marketing digital eficiente e personalizada para o seu negócio.


Conheça a Ser Mídia


Há 20 anos, elevando o crescimento dos nossos clientes para um próximo nível, somos uma empresa de Marketing Estratégico prestando consultoria completa de Marketing Digital, Tráfego Pago, Google Ads e publicidades nas principais mídias sociais, com produção de conteúdos, artes e vídeos.


Entre em contato direto com o sucesso, clicando aqui

17 views0 comments
bottom of page