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Como um Planejamento Estratégico de Marketing Digital pode ajudar minha empresa a crescer?

Um planejamento profissional ajuda empresários e gestores a buscarem dados de mercado e métricas concretas que orientem um caminho mais assertivo para atrair clientes e aumentar as vendas.


Assim como um mapa do tesouro indica o caminho a ser percorrido para encontrar o baú, também é preciso seguir um Planejamento de Marketing para alcançar o sucesso nos negócios. As estratégias, os objetivos, o público-alvo, o conteúdo digital, cada detalhe registrado em um documento pode definir se sua empresa vai ter melhores resultados ou continuar perseguindo o arco-íris sem nunca encontrar o pote de ouro.


“Ter um planejamento já coloca qualquer empresa em posição de vantagem na corrida diária para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, pois a empresa deixa de tomar as decisões apenas baseadas na intuição e passa a buscar dados de mercado e métricas que orientem um caminho mais assertivo para atrair clientes e aumentar as vendas”, afirma Alessandra Lemos Fernandes, consultora de marketing e Executive Head da Ser Mídia.


Segundo a especialista, o Plano de Marketing Digital é a bússola que dará a direção que a empresa deve seguir, podendo influenciar em várias áreas, inclusive na definição de investimentos em publicidade com maior chance de retorno. “Uma campanha de marketing mal feita pode ter efeito contrário ao desejado, e utilizar as ferramentas erradas pode significar desperdício de tempo e dinheiro para as empresas. No entanto, quando bem planejado pode ajudar nas negociações, inclusive possibilitando investimentos em outros projetos, pois permite à marca alinhar melhor os seus objetivos”, disse.


Alessandra Lemos ainda destaca a importância do Planejamento para que toda empresa possa estar ciente dos motivos que embasam as decisões de marketing tomadas. “A partir de um Plano de Marketing Digital, toda a comunicação da empresa fica alinhada ao posicionamento da marca no mercado, evitando ruídos de informações”, complementa.


Plano de marketing digital na prática

No Planejamento Estratégico de Marketing Digital é analisada a concorrência e o mercado, buscando alinhar os clientes às tendências. É importante destacar que esse planejamento pode ser feito por empresas de qualquer tamanho. “O que pode variar é o momento em que está vivendo a marca, de uma forma geral, se está iniciando suas atividades ou se está planejando se posicionar melhor no mercado diante da concorrência”, avalia.


A especialista em comunicação empresarial da Ser Mídia, Alessandra Lemos Fernandes, afirma ser possível encerrar um ciclo e iniciar outro com um novo planejamento de marketing e, inclusive, dar início a outra estratégia enquanto já existe um plano em andamento. “É preciso analisar o momento da marca, avaliando todos os objetivos da empresa de forma geral — sua missão, visão e valores —, e o marketing isoladamente”, considera.


As etapas do plano de marketing digital envolvem:


Planejamento

Realizamos uma pesquisa de mercado, rastreando os maiores desafios e as melhores oportunidades para trabalhar o marketing de crescimento da empresa. Em conjunto com o cliente e após a apresentação destas informações, em seguida, é traçado o plano estratégico e tático para elevar a marca e os negócios a um novo patamar de vendas e visibilidade.


Implementação

Com os processos e ferramentas definidos, a equipe passa a executar cada etapa do planejamento traçado dentro do cronograma e do orçamento pré-estabelecido, somando-se a isso a capacidade criativa e de persuasão em cada etapa do projeto.


Análise de dados

O acompanhamento diário dos indicadores de performance (KPIs) é realizado por profissionais capacitados para definir métricas necessárias para cada estratégia, mantendo, dessa forma, a clareza e o controle necessário para novas tomadas de decisões que possam potencializar os resultados.


Otimização

A partir das análises de resultados são realizadas possíveis mudanças, necessárias para acelerar os objetivos que podem variar entre o aumento das vendas, o fortalecimento de marca, a excelência no atendimento e/ou estratégias on/offline e b2b/b2c.


E por fim, não existe um valor definido para um plano de marketing digital, pois pode variar de acordo com as necessidades e intenções de cada empresa. “É preciso considerar a maturidade digital da sua empresa para iniciar um planejamento, traçando critérios e objetivos baseados em outros fatores internos e externos, tais como atração, conversão, relacionamento, convencimento e análise”, conclui.


A Ser Mídia oferece consultoria em várias áreas do marketing digital para traçar o seu mapa do tesouro. Confira como a imprensa destacou a atuação da Ser Mídia como parceira dos clientes em múltiplos canais online e offline. Leia a matéria publicada nos principais portais de notícias, clicando aqui.


Conheça a Ser Mídia

Há 19 anos, elevando o crescimento dos nossos clientes para um próximo nível, somos uma empresa de marketing estratégico digital, prestando consultoria completa de planejamento, desenvolvimento, criação e gerenciamento de sites, blogs, e-commerce, mídias sociais, com produção de conteúdos, artes e vídeos.


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