Entenda o funcionamento do algoritmo do Instagram e as principais mudanças implementadas em 2024 para otimizar sua estratégia de Marketing Digital.
O Instagram é uma rede social da Meta, o mesmo grupo que controla o Facebook, Messenger, Threads e WhatsApp. Embora tenha sido criado originalmente para que os usuários compartilhassem momentos de suas vidas online, com o avanço do mundo digital, tornou-se muito mais do que uma simples plataforma para publicação de fotos e vídeos.
Atualmente, é considerada uma das principais plataformas para quem deseja investir e aplicar estratégias de Marketing Digital (MKT). Devido à sua crescente popularidade, muitas empresas estão descobrindo as possibilidades que essa rede social oferece, especialmente na criação de conteúdo de valor. O que representa uma oportunidade para fortalecer a imagem da marca, aumentar a visibilidade e atrair potenciais clientes.
A relevância do Instagram é comprovada por dados da própria plataforma e outras pesquisas. No Brasil, cerca de 99 milhões de pessoas utilizam o aplicativo diariamente, o tornando o segundo país com maior número de usuários, atrás apenas dos Estados Unidos. É também considerada a quarta rede social mais usada no país, depois do Facebook, YouTube e WhatsApp.
No cenário empresarial, os números reforçam a importância de investir nessa rede. Um estudo recente do Opinion Box – uma martech referência em pesquisa de mercado – entrevistou mais de 2.000 usuários brasileiros e revelou que 79% acreditam que o Instagram pode aproximar pessoas e empresas. Além disso, 44% já usaram a plataforma para conversar com empresas. Outro dado relevante é que 82% dos usuários seguem marcas na rede e 70% acreditam que as empresas devem estar presentes nas mídias sociais para interagir com os consumidores.
Como funciona o algoritmo do Instagram?
Agora que você entende a importância dessa plataforma para qualquer negócio, vamos esclarecer como o algoritmo funciona. Para quem ainda não está familiarizado com o termo, ele se refere a um conjunto de regras que direciona o fluxo dos conteúdos compartilhados no Instagram. Em outras palavras, é o que determina a ordem e para quais usuários as publicações serão mostradas no feed, stories e a página explorar, influenciando diretamente o alcance do seu conteúdo.
Com isso, fica claro por que é crucial entender o funcionamento e as regras desse método. Afinal, tudo o que for publicado na plataforma será avaliado por essa Inteligência Artificial (IA), que possui seus próprios critérios para analisar os conteúdos e direcioná-los ao público-alvo de forma orgânica. Portanto, além de criar conteúdo de qualidade, é essencial conhecer o algoritmo e os fatores que ele considera importantes para esse direcionamento.
Antes de prosseguirmos, é importante destacar que o Instagram não utiliza apenas um algoritmo para toda a plataforma. Em vez disso, cada seção do aplicativo possui uma IA otimizada para o tipo específico de conteúdo que ela exibe. Na prática, isso significa que, enquanto o feed prioriza postagens com mais interações, o reels foca em captar a atenção dos usuários com conteúdos novos e envolventes. Por isso, é essencial compreender essas diferenças nos critérios e ajustar seu conteúdo de acordo com o funcionamento específico em cada seção.
Instagram: quais as mudanças do algoritmo em 2024?
Recentemente, foram anunciadas atualizações nos critérios usados pelo algoritmo do Instagram, que agora priorizará mais os conteúdos originais. A plataforma passará a detectar conteúdos duplicados – baseando-se em sinais sonoros e visuais – e indicará repostagens com um selo de crédito ao criador original. Os conteúdos duplicados também não serão apresentados na aba “Explorar”, sendo substituídos pela postagem original.
Além disso, a plataforma penalizará os perfis que republicarem conteúdos de outros usuários mais de 10 vezes em 30 dias. As recomendações no Reels também passaram por mudanças, com o foco agora em publicações que se saem bem em testes iniciais com contas pequenas. Isso significa que, além da produção de conteúdo original, o novo algoritmo também vai valorizar o alcance de contas com menos seguidores.
Outra mudança importante envolve a publicação de conteúdos produzidos por ferramentas de Inteligência Artificial. Conteúdos gerados por IA publicados nas plataformas controladas pela Meta serão identificados e rotulados com um selo. Com o Instagram sendo uma dessas redes sociais, essa medida também será implementada na plataforma. Embora essa medida não tenha sido anunciada como uma mudança direta no algoritmo, ela certamente impactará os conteúdos que os usuários acharão mais interessantes e envolventes.
Como comentamos anteriormente, é essencial compreender essas mudanças para se adaptar e usá-las ao seu favor. Para tornar a rede mais agradável e oferecer uma melhor experiência ao usuário, o algoritmo do Instagram está em constante desenvolvimento. Vale lembrar que, se em 2016 a rede funcionava mostrando os conteúdos em ordem cronológica, atualmente ela busca entender as preferências e comportamentos dos usuários para proporcionar uma experiência personalizada.
Acompanhar as principais mudanças nas ferramentas de Marketing Digital é crucial. Afinal, essas alterações impactam diretamente as estratégias de MKT, que precisam se adaptar às novas regras do algoritmo para garantir o sucesso. Para ajudá-lo a ficar sempre por dentro das atualizações do universo digital, conheça nosso blog (acesse aqui). Lá, compartilhamos notícias e análises importantes sobre o segmento. Aproveite a oportunidade para manter-se sempre atualizado!
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