top of page
  • sermidiacomunicacao

Tendências para o marketing que todo empreendedor deve conhecer

Saiba quais são as principais tendências para 2024 que vão transformar sua abordagem de marketing para impulsionar o sucesso do seu negócio.



Em um mundo digital em constante evolução, é importante manter-se atualizado sobre as tendências revolucionárias que estão moldando o cenário do marketing para os empreendedores. Descobrir essas perspectivas vai muito além de apenas se manter atualizado sobre o mercado. Mas também contribui para a criação de estratégias assertivas e alinhadas ao cenário atual e que visam alcançar os resultados esperados. Pensando nisso, a Ser Mídia preparou este artigo repleto de insights sobre o universo dinâmico do marketing digital.


Descubra abaixo as principais tendências para 2024 que todo empreendedor deve dominar para elevar sua presença online e impulsionar o crescimento do seu negócio.


5 tendências de marketing para aderir em 2024


Redes sociais como ferramenta de busca

Se antes as pessoas buscavam respostas no Google, a tradicional plataforma de busca, agora as redes sociais – e especificamente o TikTok – estão assumindo esse papel. E isso se deve ao fato do público, principalmente a geração Z – nascida depois de 2000 –, estar em busca de experiências reais. Ou seja, procuram encontrar respostas e conselhos em pessoas reais, conhecidas como “criadores de conteúdo”.


Essa realidade pode ser comprovada pelos dados de uma pesquisa realizada pela Capterra. O levantamento mostra que 25% dos participantes começaram a usar as redes sociais como principal mecanismo de pesquisa para suas consultas online. Isso significa que em 2024 esta tendência continuará a crescer. Portanto, será mais necessário do que nunca aprender a utilizar as mídias sociais para responder às dúvidas do seu público.


Vídeos longos voltarão a ser populares

Quem usa as redes sociais já percebeu o sucesso do conteúdo em vídeo nos últimos anos. Principalmente com a criação do TikTok, que continua sendo uma das principais plataformas focadas nesse tipo de formato. Porém, se a tendência era produzir vídeos curtos, agora está prestes a acontecer o contrário. Vídeos com duração maior, como dois a cinco minutos, farão um grande retorno. E isso tem relação com o que mencionamos no tópico anterior sobre usuários que buscam respostas nas redes sociais.


Portanto, vídeos mais profundos, capazes de responder perguntas de forma substancial, voltaram a ser populares. Prova disso é que o Instagram e o TikTok já começaram a testar essa tendência aumentando a duração máxima dos vídeos. Além disso, espera-se que o algoritmo comece a valorizar mais esse formato.


Colaboração entre IA e humanos

Muitos pensaram que com o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) acabariam por perder os seus empregos. Porém, a prática tem mostrado que essas ferramentas podem ser grandes aliadas em diversos segmentos. Quando se trata do universo digital, a tendência é que profissionais experientes utilizem ferramentas para otimizar e alcançar melhores resultados.


Nesse cenário, a IA deixa de ser considerada um concorrente e passa a ser um importante integrante da equipe para a criação de conteúdos mais estratégicos. Portanto, com a colaboração entre a inteligência artificial e os humanos, os profissionais de marketing estão encontrando novas possibilidades que vão desde testar estratégias até encontrar soluções mais inovadoras.



Publicações em texto estão em alta

Se você é um usuário assíduo de redes sociais, deve se lembrar do lançamento do “Threads” da Meta que movimentou o universo digital em 2023. Só para você ter uma ideia do sucesso, o Threads atingiu 44 milhões de usuários ativos diariamente. Ao fazer isso, o aplicativo considerado concorrente do "X" – antigo Twitter – comprovou que as publicações de textos continuam sendo utilizadas e requisitadas pelo público. Outro exemplo é o Facebook e o LinkedIn, em ambas as plataformas os usuários seguem obtendo bons resultados com publicações somente em texto.


É por isso que é uma das principais apostas de marketing em 2024. Investir em postagens de texto pode impulsionar o conteúdo e gerar engajamento. E com a combinação de profissionais experientes e ferramentas de Inteligência Artificial, é possível otimizar processos e obter maior sucesso.


Compartilhamentos são a nova métrica para aumentar o alcance

Se nos primórdios do Instagram as métricas mais valiosas eram o número de curtidas e seguidores, com o marketing digital outros indicadores tornaram-se mais importantes. Em 2024, a tendência é que os compartilhamentos continuem sendo um valioso indicador de engajamento porque representam valor real. Isto tem a ver com o fato de ser um resultado mais difícil de manipular, como as visualizações e impressões que podem ser facilmente manipuladas.


Portanto, espera-se que a ação de compartilhar o conteúdo seja o principal impulsionador para expandir o alcance. A prova disso é que as próprias plataformas já começaram a testar esta tendência tornando públicos os números de compartilhamento. Este é um sinal claro de que pensar em conteúdos compartilháveis será essencial para aumentar seu alcance. 


Você gostou de aprender sobre as principais perspectivas de marketing para 2024? Com esses insights valiosos, poderá projetar e elaborar suas estratégias com muito mais assertividade. Este conteúdo foi baseado em um artigo de uma das maiores empresas de gerenciamento de mídias sociais, a Hootsuite. Clique aqui para visualizar o conteúdo completo, que apresenta 16 tendências para esse segmento.


Conheça a Ser Mídia


Há 20 anos, elevando o crescimento dos nossos clientes para um próximo nível, somos uma empresa de marketing estratégico digital, prestando consultoria completa de planejamento, desenvolvimento, criação e gerenciamento de sites, blogs, e-commerce, mídias sociais, com produção de conteúdos, artes e vídeos.


Entre em contato direto com o sucesso: www.sermidia.com.br

26 views0 comments

Comentários


bottom of page