top of page
  • sermidiacomunicacao

Inteligência artificial e empreendedorismo: como as novas tecnologias podem ajudar seu negócio

Descubra como esta poderosa ferramenta tecnológica pode contribuir para soluções inovadoras e impulsionar o seu negócio próprio.


De janeiro a agosto deste ano foram abertas 2.716.269 milhões de novas empresas, totalizando 21,8 milhões de empresas ativas em todo o território nacional. Destas, 93,7% são de microempresas ou empresas de pequeno porte. Os dados são da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon). A pesquisa completa, intitulada "Mapa de Empresas" – realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) – pode ser visualizada aqui.


Segundo a mestre em Tecnologia (UTFPR) e consultora de marketing e novos negócios, Alessandra Lemos, com o avanço das tecnologias, especialmente a inteligência artificial (IA), abrir um negócio tornou-se mais acessível e promissor do que nunca. "A IA está transformando o cenário empreendedor, oferecendo oportunidades incríveis para aqueles que desejam iniciar sua jornada no mundo dos negócios e ampliar a chance de resultados", analisa a especialista que é diretora executiva da Ser Mídia, assessoria que há 20 anos ajuda empresas a crescerem através do marketing e vendas.


Como os empreendedores podem utilizar a inteligência artificial?


Pesquisa de mercado

Antes de iniciar um negócio, é fundamental entender o mercado em que se pretende atuar. Nesse sentido, a inteligência artificial pode ajudar a coletar e analisar dados de mercado, identificando lacunas e oportunidades que podem orientar o desenvolvimento do seu negócio. Ou seja, essa ferramenta tecnológica é a melhor forma de obter insights para entender seu público em um nível mais profundo, para que você possa desenvolver os melhores produtos, métodos e estratégias de vendas.


Chatbots e atendimento ao cliente

A implementação de chatbots é uma forma promissora de melhorar o atendimento ao cliente. Seja respondendo perguntas frequentes e/ou fornecendo suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, é possível melhorar significativamente a experiência do consumidor, além de economizar tempo para o empreendedor. Essa é a realidade de 75% dos consumidores que esperam que as empresas utilizem IA, segundo estudo realizado pela CX Trends 2023.


Automação de processos internos

As possibilidades são inúmeras e não importa o porte da sua empresa, essa é uma tendência promissora e que vem se consolidando. Afinal, com a IA é possível automatizar tarefas como contabilidade, gerenciamento de estoque e recursos humanos. Além disso, ela possibilita simplificar a gestão operacional do negócio, permitindo que o empreendedor se concentre em estratégias de crescimento.


Análise de dados

A inteligência artificial pode ajudar a interpretar os dados do seu negócio, identificar tendências de vendas, comportamento do cliente e áreas que podem ser aprimoradas. E isso já é uma realidade para 63% das empresas brasileiras que utilizam a IA e têm soluções de dados e Business Analytics. Essa informação vem da pesquisa “Avanços na cultura organizacional baseada em dados, analytics e IA”, preparada pela IDC, empresa líder em pesquisa de mercado, a pedido do SAS, plataforma de soluções de análise de dados.


A inteligência artificial não é mais uma tecnologia do futuro, ela está moldando o presente e oferecendo inúmeras oportunidades para empreendedores. Por isso, aqueles que buscam abrir seu próprio negócio podem se beneficiar enormemente ao incorporar esta inovação tecnológica em suas operações.


No entanto, é importante lembrar que a IA não é uma solução mágica. É uma ferramenta poderosa que, quando usada com sabedoria, pode impulsionar o sucesso do seu empreendimento. Portanto, ao embarcar nessa jornada, é fundamental entender as nuances da inteligência artificial, buscar capacitação e parcerias adequadas e permanecer atualizado sobre as últimas tendências tecnológicas.


Afinal, a IA não apenas torna o empreendedorismo mais acessível, mas também mais inteligente. E aproveitar as capacidades que ela traz pode fazer a diferença entre um negócio que luta para se destacar e um que prospera em um mundo cada vez mais competitivo e digital. Se você deseja abrir seu próprio negócio, a hora de abraçar a inteligência artificial é agora.


Conheça a Ser Mídia


Há 20 anos, elevando o crescimento dos nossos clientes para um próximo nível, somos uma empresa de marketing estratégico digital, prestando consultoria completa de planejamento, desenvolvimento, criação e gerenciamento de sites, blogs, e-commerce, mídias sociais, com produção de conteúdos, artes e vídeos.


Entre em contato direto com o sucesso: www.sermidia.com.br.

10 views0 comments
bottom of page