O aumento nas vendas e as novas tecnologias do e-commerce devem inspirar a abertura de novas lojas virtuais.
As pequenas e médias empresas faturaram R$ 2,7 bilhões com as vendas online, em 2022. O valor é 17% maior que o registrado no ano anterior, segundo estudo publicado pela revista Exame. O Brasil deverá atingir a marca de US$ 171 bilhões de dólares em compras online, em 2023, segundo pesquisa encomendada pela Visa e publicada no Valor Investe. E a expectativa é de que o varejo online cresça ainda mais, com um aumento de 56% até o ano de 2024.
Então, está nos seus planos abrir uma loja virtual? Confira essas dicas e tendências que a Ser Mídia Marketing & Estratégias Digitais separou para planejar o seu aumento nas vendas.
Segundo a consultora de marketing e Executive Head da Ser Mídia, Alessandra Lemos Fernandes, é preciso acompanhar o comportamento dos consumidores para implementar estratégias que estejam de acordo com as expectativas dos clientes. “A implementação de plataformas de e-commerce, atreladas ao uso de tecnologias, por exemplo, pode ser o que vá atender as necessidades do seu negócio”, disse.
Dados relacionados ao comércio eletrônico e publicados pela Capterra apontam possíveis tendências para os próximos anos e a Ser Mídia destaca cinco dicas principais. “São constatações que devem ser levadas em conta no planejamento estratégico das ações de mídia, inclusive, na decisão de abrir uma loja virtual”, considera.
Compras por celulares
Utilizar o celular para compras é uma das tendências do e-commerce para 2023. Segundo o estudo, 6 em cada 10 consumidores online se definem como Mobile First, ou seja, são clientes que preferem o dispositivo móvel, em invés de outros aparelhos. Além disso, 65% dos entrevistados para o estudo apontam que o diferencial do celular está na facilidade de acesso.
“Apesar de o estudo apontar para a preferência do celular, é importante apostar em plataformas com layout responsivo para que ele se adapte em diferentes tamanhos de telas. Isso evita que o site apareça desformatado para o celular do cliente e você deixe de vender por causa disso”, alerta a consultora.
Chat ao vivo de atendimento
O atendimento ao cliente é um dos pontos fundamentais do e-commerce e o chat ao vivo será cada vez mais utilizado como canal de relacionamento com o cliente. De acordo com a pesquisa, já é preferência de 48% dos entrevistados, ultrapassando canais de atendimento tradicionais como o telefone, que soma 33%.
“Isso é um indicativo para deixar o seu canal de chat bem visível na sua loja online já que é uma das tendências para o e-commerce em 2023 e promete trazer retorno muito positivo”, afirma Alessandra.
Compras por assinatura
As compras por assinatura também estão em crescimento constante nos últimos anos e já tornou-se tendência adquirir produtos de uso contínuo por meio do e-commerce. Dessa forma, 94% dos participantes da pesquisa possuem algum tipo de assinatura. Inclusive, 86% dos consumidores estão dispostos a consumir produtos de empresas que eles gostam, caso elas adotem o modelo por assinatura.
Publicidade indispensável
Ainda sobre o estudo, 60% dos consumidores participantes realizaram compras via redes sociais influenciados por anúncios pagos. “Se o objetivo da sua loja virtual é atrair novos consumidores e vender mais, é importante anunciar, mas também que o conteúdo divulgado seja de qualidade, original e tenha relevância”, afirma.
A Ser Mídia Marketing & Estratégica possui consultoria completa para a implantação de e-commerces e assessoria para criação de aplicativos e softwares. Entre outros serviços para potencializar os seus negócios e elevar a sua empresa ao próximo nível.
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