Dicas de como usar esta ferramenta para converter contatos em clientes e se relacionar com eles.
O termo WhatsApp Business nada mais é do que o nome do aplicativo do WhatsApp específico para contas comerciais. A ferramenta conta com opções exclusivas de organização dos contatos, permite estabelecer horário de atendimento e mensagens automáticas personalizadas. Quando usado de forma correta, a ferramenta pode ser uma grande oportunidade para a equipe de vendas converter leads em resultados.
Pensar no uso do WhatsApp para negócios é, com certeza, uma ferramenta que pode garantir um resultado muito positivo. "Falando da área de Facebook, Instagram e Google Ads: essas ferramentas foram adaptadas para que o WhatsApp possa ser utilizado. Então, existem campanhas que a pessoa clica em 'saiba mais' e já é direcionado diretamente para o WhatsApp da empresa. É uma ferramenta disponível somente para quem tem o aplicativo, mas é fantástica porque o anúncio já cai direto no seu celular. Com isso, você começa uma interação imediata com o cliente que busca pelo serviço", destaca Alessandra Lemos Fernandes, Mestre em Tecnologia e diretora da Ser Mídia Marketing e Comunicação Estratégica.
Ampliando relações
Cada vez menos as pessoas usam o telefone para realizar ligações. Por isso, há a necessidade dos sites se adaptarem e incluírem um botão de chat de WhatsApp. No entanto, como toda ferramenta, é preciso ter alguns cuidados no uso do aplicativo. "O alerta é para que não se limite o contato somente pelo WhatsApp. Pelo hábito do uso do aplicativo, vão ter muitas pessoas querendo todos os detalhes somente por escrito.
Mas, quando o processo acontece por telefone ou pessoalmente, a chance de converter aquele contato em venda é maior. Então, apesar de ter toda facilidade de começar o relacionamento com cliente pelo app, a recomendação é de, sempre que possível, se ampliar essa relação para o telefone, porque estas continuam sendo ferramentas efetivas de relacionamento com o cliente", indica Alessandra Lemos.
Mantendo contatos
Alessandra Lemos destaca que outro uso do WhatsApp para vender é a chance de se manter o contato com os leads gerados pelas redes sociais. "Aquele lead que teve um custo para aquisição por meio das campanhas de Google, Facebook e Instagram Ads pode ser agora contatado via WhatsApp para ofertas de novidades ou novas possibilidades de compra. Aí sim pelo WhatsApp. Mas um alerta importante: não faça isso por grupos e sim por lista de transmissão. Essa é uma dica importante a ser observada", recomenda.
O que não fazer: colocar todos em um grupo de WhatsApp.
O que fazer: organizar os leads em linhas de transmissões e enviar lembretes e novas promoções.
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