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Por que as empresas B2B também precisam de presença digital?

Para aparecer entre as primeiras opções nas buscas dos usuários, é preciso ter estratégia de marketing digital.


O modelo de negócio B2B (business to business) — de empresa para empresa, ou seja, de marcas que direcionam seus produtos e serviços para outras empresas — é um nicho de mercado que também luta, constantemente, para ganhar da concorrência. Conforme informa uma pesquisa do Google, 89% dos compradores B2B utilizam mecanismos de buscas e realizam, em média, até doze pesquisas antes de encontrar uma parceria ideal para finalizar a compra. Por isso o marketing digital é tão importante, pois o fará realmente ganhar destaque dentre os diversos fornecedores.


No entanto, o marketing digital para o B2B que vende para empresas possui estratégias diferentes do B2C (business to consumer) que vende diretamente para o consumidor final. “Existem estratégias mais assertivas voltadas para cada modelo de negócio, que ajudam a promover a marca e fazem com que ela seja encontrada por potenciais clientes, interessados em conhecer o seu serviço e produtos, aumentando o número de vendas”, afirma Alessandra Lemos Fernandes, consultora de marketing e tecnologia da Ser Mídia Marketing Digital.


Segundo a consultora e também jornalista, Alessandra Lemos, os mecanismos de buscas são os principais meios utilizados pelas empresas que buscam fornecedores, existem centenas deles (Google, Bing, Yandex, Naver etc), com a função de encontrar em meio ao banco de dados, informações na internet, de acordo com a palavra ou termo digitado na busca, pelo usuário. “Normalmente as empresas já possuem um site e até mesmo criaram uma página no Facebook, afinal são as listas telefônicas dos tempos atuais onde todos vão buscar informações, mas ter um site ruim ou estar de qualquer jeito nas redes sociais é o mesmo que não ter e não ser nada”, declara Alessandra. “Para aparecer entre as primeiras opções nas buscas dos usuários, é preciso estratégias que incluam, além da criação do site, o desenvolvimento do blog com conteúdos atualizados, por exemplo, entre outras ferramentas do marketing digital”, disse.


Existem diversos meios de alavancar os negócios, o marketing digital utiliza dos seguintes recursos:


O Blog Corporativo é uma estratégia para atrair buscadores de informações referentes a temas de interesses comuns entre a empresa e o cliente.


O Marketing de Conteúdo tem habilidades para representar a presença e autoridade que a marca possui no mercado em que está inserida.


O SEO (Search Engine Optimization) utiliza técnicas que objetivam melhorar o posicionamento da marca nos mecanismos de busca, ou seja, posiciona o seu site no topo do Google, por exemplo.


O E-mail Marketing ainda é uma ferramenta de relacionamento com o cliente muito funcional, afinal, é muito mais provável fechar negócio com uma empresa que você já conhece e mantém uma estreita relação virtual, do que com uma desconhecida.


Na visão da consultora da Ser Mídia, é uma questão de escolha, as empresas escolhem confiar no marketing digital para também serem escolhidas, entretanto, tudo depende de competências para direcionar as campanhas para os canais corretos, de expertise para atingir o público alvo específico, entre outras capacidades que diferem as agências e um profissional do outro. “Todo investimento valerá a pena para uma relação duradoura com o cliente”, avalia.

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