top of page
  • sermidiacomunicacao

Planejamento de Marketing: hora de se preparar para os resultados de 2020

O final do ano é a época ideal para fazer o planejamento de marketing da sua empresa e traçar as ações que serão implementadas no próximo ano.

Com o fim de ano chegando, é hora de as empresas começarem a pensar no próximo semestre por meio de um bom planejamento de marketing estratégico. O trabalho consiste em fazer um diagnóstico do atual quadro de comunicação da empresa com o seu público alvo, seus resultados e em uma análise do mercado. Esse estudo mostra as oportunidades existentes para a captação de novos clientes por meio de diferentes ferramentas de marketing com que trabalhamos.

O marketing - seja interno ou sob responsabilidade de uma consultoria terceirizada - é responsável por orientar a empresa para o mercado. Dentro do marketing, existe a parte de promoção, que nada mais é do que a divulgação do negócio, serviço ou produtos.

Nessa época do ano, percebemos um aumento na procura de empresas pelo planejamento de marketing para o ano seguinte. Orientamos nossos clientes a fazerem o plano ainda este ano, já visando o próximo. Analisamos as ações que já estão sendo feitas, os resultados e traçamos, então, a rota do que será feito dentro do marketing para os objetivos de crescimento da empresa.

Hoje, entre essas táticas que implantamos, o carro-chefe tem sido o marketing digital, porque proporciona o melhor custo-benefício para a empresa. O marketing digital pode ser feito por meio de ferramentas como Google Ads, Facebook e Instagram voltado para negócios, e-mail marketing, WhatsApp Business, além de produção de conteúdo para blogs e outros sites. Não basta saber que existem essas plataformas, é necessário saber aplicá-las. O planejamento nos ajuda a definir como essas ferramentas devem ser usadas, para quais públicos, qual a melhor linguagem a ser utilizada para alcançar o mercado e o público definido.

Outro ponto fundamental é o posicionamento da empresa no mercado. É muito comum ouvirmos os empresários dizendo “eu posso atender qualquer cliente”. Mas, quem deixa de lado a preocupação sobre seu nicho de atuação, perde em se especializar em um determinada área e também de não utilizar as grandes possiblidades de segmentação que o marketing digital proporciona.

Algo que orientamos o cliente por meio do plano de marketing é a definição do melhor posicionamento: quem a empresa pode atender de maneira superior dentro de seu DNA, preço que oferecido, região em que está estabelecida e dos produtos e serviços ofertados? Ajudamos a empresa a encontrar qual é o público ideal para atuar e a obter o melhor resultado para esse mercado.

Dentro do planejamento de marketing, existe outro ponto importante, o branding da marca. Com o branding, definimos como queremos ser conhecidos no mercado, como vamos transparecer essa imagem na comunicação – seja uma identidade visual, uma logomarca, cores, mensagem e slogan. Traçamos um guia de como vamos demonstrar quais são os valores, o público e as políticas da empresa e marca. É muito importante que o branding seja feito por um profissional especializado não apenas em comunicação visual ou ligado à área de design, mas alguém com uma formação voltada para mercado, para que todo o visual das campanhas e ações possam estar alinhadas com os objetivos de mercado e de crescimento do negócio.

Com uma formação acadêmica sólida e uma experiência de quase 15 anos de mercado, a Ser Mídia se especializou em levar nossos clientes a terem uma marca mais forte, com maior reputação junto ao seu público-alvo e, sim, com maior desempenho comercial.

Quer colocar posicionar sua empresa no local e com o reconhecimento que merece? Peça um orçamento agora mesmo: www.sermidia.com.br.

7 views0 comments
bottom of page