As empresas precisam superar e vencer os desafios da era digital para vender mais
As vendas online no Brasil dispararam no primeiro trimestre de 2021, segundo pesquisa realizada com os dados de compras no e-commerce. O crescimento foi de 57,4% em comparação ao mesmo período de 2020. “Os números mostram, nitidamente, um novo hábito do consumidor que está passando mais tempo em casa e que deve ser levado em consideração pelas empresas que querem acompanhar esse crescimento”, observa Alessandra Lemos Fernandes, Executive Head da Ser Mídia, especializada em marketing para empresas que querem crescer.
Responsável pelo Business Growth da empresa Ser Mídia, Heber Fernandes, acredita que essas mudanças de comportamento de consumo vieram para ficar. “As compras online do segundo semestre ganharão ainda mais adeptos e serão impulsionadas por datas especiais como dia das mães, dia das crianças, Natal e Black Friday”, lembra. “A empresa que não estiver adaptada ao e-commerce vai perder vendas, com toda certeza”, alerta. “E não é só isso, as empresas físicas que ainda não aderiram a nova era digital, precisam se adaptar a esse novo consumidor e repensar suas parcerias e estratégias para ontem”, acrescenta.
O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, também revelou essa semana que a sua plataforma de vendas online, caracterizada como marketplace, com mais de 7 milhões de lojas, ultrapassou a marca de um bilhão de usuários. “Este moderno sistema de comércio reunirá uma série de áreas em que já temos ofertas fortes, como anúncios, ferramentas de comunidade e mensagens, com áreas como lojas, mensagens corporativas e pagamentos”, disse.
Números crescentes
A pesquisa realizada pela Neotrust, revela incríveis 78,5 milhões de compras online nos três primeiros meses do ano, resultando em um faturamento de R$ 35,2 bilhões para o e-commerce entre janeiro e março de 2021, ou seja, aumento de 72,2% na comparação com 2020.
A região Sudeste foi a responsável pelo maior volume de compras no quarto trimestre de 2020, com 63% do total de pedidos feitos online no país. “Isso demonstra que as empresas devem se capacitar para entregar seus produtos e serviços para todo o Brasil”, destaca Heber Fernandes. “Nós da Ser Mídia, inclusive, estamos prospectando clientes fora do Brasil, conseguindo alcançar de forma online o mesmo padrão de atendimento e conquistando resultados ainda mais significativos”, revela.
Frete grátis
O aumento das vendas oportunizou também que as empresas realizassem as vendas com entrega gratuita. No primeiro trimestre deste ano, 53% dos pedidos foram entregues sem que o consumidor pagasse pelo frete, contra 47% no mesmo período de 2020. Da mesma forma, aqueles que pagaram pelo frete também sentiram a redução de 15,5% no valor pago pelas entregas. De acordo com a pesquisa, o valor médio foi de R$ 18,15.
A pesquisa ainda apresentou a idade média do consumidor de 37 anos a 50 anos, sendo esses 33,9% do total de consumidores digitais. Seguidos de perto pelos consumidores de 26 a 35 anos, com 33,1% do total. Os consumidores de até 25 anos representam 19% das compras online, enquanto o público acima dos 51 é responsável por 14% das compras. Incrivelmente, na contramão destes dados, o setor de compras atinge hoje apenas 17,2% do total de pessoas com acesso à internet no país. “É por isso que as empresas precisam estar preparadas para o crescimento exponencial das vendas online quando a internet tiver alcançado o número maior de usuários”, define Alessandra Lemos.
A Ser Mídia está preparada para atender as empresas que querem implantar o e-commerce, desde a contratação da plataforma, layout e configuração da loja, integração com o sistema de venda e o suporte do marketing para gerar tráfego e vendas. “Não basta apenas ter uma loja virtual, é preciso ter uma loja virtual que realmente traga resultados em vendas e, para isso, uma consultoria especializada é fundamental!”, afirma.
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