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Tendências em Marketing e Varejo para as empresas

December 7, 2018

Adaptar sua empresa às mudanças tecnológicas e proporcionar atendimento personalizado aos clientes é o grande diferencial atualmente.

 

Acompanhar as tendências e se adaptar às mudanças proporciona desenvolvimento ao negócio em qualquer que seja a área de atuação. Por isso, buscar soluções inovadoras para garantir ótimas experiências de compra aos consumidores, que vêm mudando suas formas de buscar por produtos e serviços, é a chave do sucesso para o sucesso do empreendimento. No entanto, como trabalhar e adaptar sua equipe às mudanças e transformar todo este processo em lucro?

 

 

Novas tecnologias para negócios físicos e digitais

Se há 30 anos, a localização da loja e a fachada tinham papel fundamental, para as próximas décadas, é a presença digital que vai contar e muito. Os clientes, ano após ano, utilizam a Internet para encontrar produtos e serviços, o que não muda em relação a materiais de construção. "A mudança no comportamento do consumidor já é uma realidade e só deve se consolidar. Ter um site e redes sociais que garantam informação, pedidos de orçamento e consulta a preços é mais que uma necessidade - é um imperativo", alerta a jornalista e Mestre em Tecnologia, Alessandra Lemos Fernandes, diretora da Ser Mídia Comunicação e Marketing Estratégico.

 

O chamado omnichannel - ou multicanais - também é uma tendência forte. "O varejo físico vai permanecer apoiado com o e-commerce da loja. Muitos clientes pesquisam na web, mas compram na loja física ou vice-e-versa. Oferecer ambas as opções é fundamental, inclusive com a possibilidade de comprar na Internet e pegar na loja", avalia Alessandra Lemos Fernandes.

 

A especialista em Tecnologia, porém, alerta que não basta ter um e-commerce ou site, é preciso garantir que haja tráfego de pessoas dessas plataformas. "O Google e as redes sociais são estratégias fundamentais para levar pessoas para o site. Assim, pesquisam produtos e efetuam compras online e offline", complementa.

 

 

 

Tendências para o varejo

O varejo passa por um momento de profunda transformação com o crescimento da internet e e-commerce. O uso das tecnologias proporciona aos clientes um nível de conhecimento que tem gerado desconforto a muitos vendedores. Por isso, as lojas precisam se adaptar à essas mudanças e buscar soluções que incentivem o cliente a sair de sua casa e ir até uma loja para fazer suas compras. 

 

É preciso trabalhar fortemente nas tendências e se ajustar a esse novo quadro. Tendo em mente que o nível de exigência do cliente teve alterações ao longo dos últimos anos. “Essa preparação do varejo passa por uma experiência de compras muito mais interessante. Ou seja, o cliente precisa ter satisfação em estar nas lojas”, afirma o consultor de vendas, Heber Fernandes.

 

Em muitos casos, os clientes já chegam na loja sabendo tudo sobre o seu produto, por isso, outra dica do consultor é oferecer propostas de grande valor aos clientes, para que estes se mantenham fieis ao varejo. “Atualmente os clientes são verdadeiros especialistas. Então, para atender essa demanda é preciso se diferenciar e conseguir garantir um bom atendimento. É essencial que os profissionais passem por reciclagem constante”, orienta Heber. O consultor garante que treinamentos são essenciais para adaptar a equipe às mudanças do varejo. Entre eles, os principais são:

 

- Treinamento do produto: “Os profissionais precisam entender fabricação, durabilidade, uso, resistência. Precisam entender modelos, cores, a proposta do produtos e da marca. Esse conhecimento é essencial para garantir um bom atendimento”, afirma. Neste momento, a parceria entre varejistas e fornecedores é o que vai garantir a qualificação da equipe. Pois proporcionar cursos, palestras aos vendedores dando subsídios e informações dos produtos.

 

- Treinamento de vendas: A outra ponta é a necessidade de um constante treinamento de vendas. “É preciso trabalhar comportamento, ética e técnicas de vendas propriamente dicas. Pois o profissional de vendas precisa se diferenciar, até porque ele é um fator decisório na venda de um produto. Ele não vai vender volume, mas qualidade”, orienta. Então, para garantir a fidelidade do cliente, é preciso que a equipe esteja muito bem preparada. 

 

Outra tendência é o atendimento no formato de consultoria. Ou seja, o vendedor não precisa ser somente o puxador de pedidos, mas ele precisa entender de materiais, de decoração, de pessoas. “O ramo de materiais de construção tem começado a vender decoração. Não é novo, mas cada vez a venda traz mais valores agregados. Produtos com valor agregado tem se tornado o alvo do cliente. Portanto, é uma grande oportunidade de negócio”, conclui Heber. 

 

 

Fotos: Pixabay

 

 

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