Consigo conquistar clientes PJ por marketing digital?

 

Uma das perguntas mais frequentes que recebemos se refere à efetividade do marketing digital para negócios que têm outras empresas como clientes alvos, o chamado B2B (Business-to-business). A dúvida se justifica porque esse segmento foi durante muitos anos marcado por uma prospecção ativa um por um, em que o prestador de serviços ou vendedor de produtos batia na porta de onde gostaria de ser um fornecedor e, assim, se iniciavam as relações comerciais. 

 

Esse trabalho pessoal continua sendo forte, embora bastante impactado nestes dias de pandemia. Por outro lado, as ferramentas digitais vêm crescendo com novos recursos que beneficiam aqueles que querem prospectar clientes pessoas jurídicas por meio de tecnologias como o Google, Facebook, Instagram e LinkedIn. 

 

Para isso, o primeiro passo é entender que essas mídias são ferramentas e não estratégias, o que quer dizer que o importante é como se trabalha dentro dessas redes, e não apenas a presença nelas. Fazer posts divulgando produtos e eventos é simplesmente esperar que por meio disso virá algum negócio, pode se tornar uma grande frustração. Por outro lado, usando as táticas certas de publicidade dentro dessas ferramentas, temos tido resultados impressionantes na captação de leads para clientes empresariais. 

 

Como fazer

 

Existem algumas formas de prospectar clientes PJ usando o marketing digital. A principal delas, sem dúvida, é o Google, porque clientes de diferentes setores procuram fornecedores usando os mecanismos de busca. Naquele momento, o dono da empresa, o diretor ou o gestor está na posição de compra, procurando alguém que possa oferecer determinados produtos ou serviços. 

 

Por isso, é fundamental investir em um site que esteja bem ranqueado no Google e também em campanhas de links patrocinados, o chamado Google Ads, para obter os resultados. Nesse caso, a qualidade do site, a definição das palavras-chaves e a preparação dos textos dos anúncios do Google somadas à configuração correta das campanhas e uma segmentação geográfica bem definida são fundamentais para a repercussão esperada.

 

Além dos buscadores, temos tido cases significativos de sucesso de prospecção B2B nas redes sociais. Isso porque, quando usamos a plataforma de anúncios do Facebook, Instagram ou LinkedIn, é possível segmentar os conteúdos patrocinados apenas para pessoas que trabalham em determinados setores ou que tenham um cargo específico, já que, independente da posição corporativa, a maioria das pessoas se identifica dentro das redes sociais com o nome da empresa que trabalham e com a função que exercem.

 

Desse modo, a inteligência artificial utilizada pelo algoritmo dessas redes sociais procura as pessoas certas que você deseja atingir nos seus anúncios. Essa criação de público aliada à artes bem feitas dentro de regras e gatilhos de persuasão fazem aumentar o alcance dos anúncios. Somado ao criativo, a definição do objetivo certo de campanha faz com que a quantidade de leads e pedidos de orçamentos vindos de redes sociais seja significativo. 

 

Outra tática poderosa que utilizamos para os nossos clientes da Ser Mídia são os chamados públicos personalizados e segmentados. Um exemplo é fornecer à plataforma de anúncios do Facebook e Instagram uma mailing list com informações, como nome, telefone e e-mail de pessoas de determinadas empresas que são público-alvo da campanha. 

 

A ferramenta de anúncios procura esses contatos dentro das redes sociais, enviando o anúncio diretamente para o grupo selecionado ou para pessoas com perfil parecido. Os resultados são impressionantes. 

 

O e-mail marketing e Whatsapp para negócios vêm como suporte para as campanhas nas mídias sociais, pois permitem a continuidade do contato com o lead e o início da jornada de vendas.

 

Há mais de 15 anos, a Ser Mídia tem apoiado negócios nos desafios de ter um marketing voltado para resultados comerciais. Solicite um orçamento e venha conversar conosco!

 

*Alessandra Lemos Fernandes é jornalista com Mestrado em Tecnologia (UTFPR), especialista em Comunicação Empresarial e Institucional (UTFPR) com aperfeiçoamento em Desenvolvimento Gerencial e Marketing Digital com 15 anos de experiência e dezenas de cases de sucesso. Ministra aulas em cursos de graduação, pós-graduação e aperfeiçoamento nas áreas de Jornalismo, Publicidade e Marketing.

 

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