O ano de 2020 promete ser um período de crescimento da economia de forma geral. Com isso, as empresas devem estar preparadas para se comunicar com seu público-alvo, captar novos clientes e fazer novos negócios. As ferramentas de marketing digital podem ajudar os empresários, sejam eles do setor industrial, comércio, serviços ou distribuição a chegarem nesse objetivo.
A principal tendência apresentada pelos maiores especialistas de marketing do mundo é o chamado omnichannel, que é a possibilidade de venda pela Internet com retirada na loja ou ver um produto numa loja física e poder comprar online. As operações de venda são interligadas e, portanto, o marketing deve corresponder a isso. Anúncios em Google Shopping, Google Ads, Facebook e Instagram Ads podem ajudar nessa missão.
De forma geral, as redes sociais continuam com grande força, principalmente pelo seu potencial de segmentação e pelo uso cada mais contínuo dos smartphones. Conseguimos entregar o conteúdo produzido no Facebook e Instagram, por meio de publicações patrocinadas, para o perfil de cliente que a empresa pretende alcançar. Essa segmentação pode ser por região geográfica, idade, faixa de renda, profissão e também por interesses que a pessoa expressa durante sua navegação nas redes.
O Google permanece em alta, sempre trazendo novidades para melhorar a performance dos anúncios, seja em rede de pesquisa como na chamada rede de Display (em sites parceiros do Google).
O remarketing é outra estratégia importante para que o cliente, após visitar o site, possa continuar vendo a publicidade da marca em outras páginas que ele visitar.
Para quem esperava que o e-mail caísse em desuso, a novidade é que indicadores mostram que as pessoas abrem cada vez mais suas caixas de entrada, principalmente se o conteúdo representar oportunidades de ofertas e condições especiais de pagamento. Com isso, empresas que fazem promoções podem investir nessa ferramenta, porém não como spam. É preciso fazer o disparo para uma lista de clientes previamente cadastrados com envio autorizado pelo próprio cliente.
Em geral, as perspectivas para quem investe em marketing digital são muito positivas. O custo-benefício da publicidade na Internet é insuperável e o retorno é significativo. Por outro lado, um alerta importante é que empresas que, até então não investem na rede, devem passar a se inserir nesse meio. Com isso, o valor dos anúncios pode subir com a demanda maior, ficando maiores em relação aos valores que estavam sendo praticados. Mas, ainda assim, são muito menores do que na mídia tradicional, como TV, rádio e outdoor.
Por Alessandra Lemos Fernandes, diretora da Ser Mídia, com Mestrado em Tecnologia pela UTFPR, com especialização em Comunicação Empresarial e Institucional com Aperfeiçoamento em Marketing Digital e YouTube Ads. Coordena os projetos da Ser Mídia, com mais de 15 anos de experiência.
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