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Planejamento de Marketing 2021 para a retomada pós pandemia




Quem achava que 2020 seria um ano diferente do anterior, não estava completamente errado. Talvez o erro tenha sido a projeção feita em relação a como e o que faria deste ano um período diferenciado.


Com a pandemia de Coronavírus, nos vimos diante de um cenário com mudanças de comportamentos, distanciamento social, lockdowns e crise na economia mundial. E neste momento de incertezas, empresários de pequeno a grande porte precisaram repensar a sua forma de atuação no mercado, rever o planejamento financeiro e adaptar o planejamento de marketing.


Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, 76% das empresas tiveram suas atividades afetadas pela crise, mais de 1200 fecharam e pelo menos 55% dos empresários passam por dificuldades para quitar as despesas.


A corrida para encontrar uma vacina que combata o coronavírus e a queda no número de casos no Brasil, levou muitas cidades a iniciarem uma reabertura gradual do comércios seguindo os protocolos de prevenção, como ocupação e horários reduzidos, e a economia dá os primeiros passos para uma retomada.


E aproveitando que o final de 2020 se aproxima, devemos começar a pensar em organizar a casa, verificar os pontos fracos, as ameaças, elaborar um planejamento de marketing para soulioná-los e enxergar novas oportunidades para 2021.


O planejamento de marketing nada mais é do que um conjunto de ações estratégicas pensadas a partir de pesquisas, tendências e análises sobre o mercado que irão auxiliar a empresa nas tomadas de decisões e na relação com os seus consumidores.


É importante lembrar que os hábitos de consumo e convívio social mudaram, trazendo novos consumidores para o meio digital e oferecendo mais opções a quem já comprava na internet. Segundo dados da Statista, houve um aumento de 40% no comércio eletrônico durante a primeira quinzena de março, comparando com o mesmo período em 2019.


Ou seja, se a sua empresa precisou rever comportamentos, práticas de mercado e se reinventar, o seu consumidor passou pelo mesmo processo. Agora é preciso reconhecer quais transformações vieram para ficar, identificar os novos clientes e conhecê-los.


Há 15 anos, a Ser Mídia oferece a seus clientes a expertise de profissionais qualificados que atuam para dar relevância às marcas, obter resultados positivos e elevar sua reputação diante do público consumidor.


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