Recentemente, o Facebook anunciou algumas medidas nos Anúncios e Páginas do Facebook e algumas novidades sobre o lançamento de uma nova ferramenta na rede social. Segundo comunicado do Facebook, o objetivo das medidas é garantir mais transparência aos anúncios e Páginas no Facebook. Já a nova ferramenta é voltada para Anúncios Políticos, para que haja menos conteúdos mal intencionados.
No entanto, quando analisamos pelo lado das empresas, isso pode ser prejudicial pelo fato de que concorrentes poderão ter acesso aos conteúdos promovidos. "Há dois lados da moeda. O primeiro é o Facebook tentando recuperar a imagem dele depois da situação das eleições americanas ano passado. Por outro lado estão os anunciantes que antes tinham seus conteúdos vistos somente pelo público segmentado e agora terão suas campanhas expostas em sua página, dando acesso às estratégias também pelos concorrentes", analisa a jornalista expert em Tecnologia para Negócios, Alessandra Lemos Fernandes, CEO da Ser Mídia Marketing e Comunicação Empresarial.
Confira as medidas e a novidade que foi anunciada pelo Facebook:
Transparência aos anúncios e Páginas no Facebook
Ver anúncios ativos: a partir de agora, você pode ver os anúncios que uma Página está veiculando no Facebook, Instagram, Messenger e no programa para parceiros, mesmo se os anúncios não aparecerem no seu Feed de Notícias. Basta acessar o Facebook, visitar qualquer Página e selecionar “Informações e anúncios” no menu à esquerda. Você verá uma réplica do anúncio e poderá reportar algo suspeito clicando em “Denunciar anúncio”.
Checar mais informações da Página: será possível também saber mais sobre as Páginas, mesmo que elas não sejam anunciantes. Por exemplo, você poderá ver qualquer mudança recente no nome da Página e a data em que ela foi criada. Adicionaremos mais informações sobre as Páginas nas próximas semanas.
Categorização de Anúncios Políticos
Também lançaremos em breve no Brasil a ferramenta de Categorização de Anúncios Políticos, assim como o Arquivo para esse tipo de anúncio, antes das eleições de outubro (lançamos isso nos EUA em maio). A partir do próximo mês, os responsáveis por campanhas de candidatos poderão se registrar na plataforma para poder marcar anúncios como sendo eleitorais. Durante a campanha eleitoral, os brasileiros verão quais anúncios foram marcados pelos anunciantes nessa categoria, e todos eles serão adicionados ao Arquivo.
A grande maioria dos anúncios no Facebook é gerenciada por organizações legítimas – seja uma pequena empresa à procura de novos clientes, um grupo que arrecada dinheiro para a sua causa ou um político concorrendo a um cargo. Mas temos observado que pessoas mal intencionadas também podem abusar de nossos produtos. As medidas de hoje são apenas o começo – nós estamos sempre trabalhando em formas de aperfeiçoar nossos produtos. Ao lançar uma luz sobre todos os anúncios, bem como sobre as Páginas que estão rodando esses anúncios, nós conseguiremos evitar abusos – ajudando a garantir que pessoas mal intencionadas tenham responsabilidade sobre os anúncios que fizerem.
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Fonte: Newsroom Facebook e Assessoria Ser Mídia
Foto: Pixabay
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